FAQ - Perguntas frequentes

Veja abaixo se sua dúvida já não está respondida.

Caso você não encontrar a resposta para a sua pergunta, entre em contato por uma das formas de contato que temos disponível no final do site.

Mas lembre-se, caso você entrar em contato conosco com alguma pergunta que já temos nesta página, ela não será respondida.

Por isso, leia com bastante atenção todas as perguntas para ver se sua dúvida já está respondida.

Clique nos assuntos que você tem dúvidas.

Cursos

Preciso pagar algo para fazer algum curso?

Não, o acesso a TODOS os cursos disponíveis neste site é 100% gratuito. Para fazer qualquer um de nossos cursos, basta você estar cadastrado no site e fazer a matrícula no curso desejado.

Os cursos têm alguma mensalidade?

Não. Conforme já informado acima, TODOS os cursos disponíveis em nosso site são totalmente gratuitos.

Cobramos apenas uma taxa administrativa para confecção de uma Coletânea em CD-ROM com todos os cursos disponíveis no site, em formato PDF e prontos para Impressão.

Qual a duração ou prazo para concluir os cursos?

Não há um prazo mínimo ou máximo para concluir os cursos. Você faz de acordo com seu ritmo e disponibilidade. Os cursos estão disponíveis em nosso portal e você acessa quando e quanto desejar.

Quando posso me matricular?

Os cursos são permanentes. Você pode matricular-se em qualquer dia/hora. Basta acessar a página de cadastro, preencher com seus dados e matricular-se no(s) curso(s) desejado(s).

Os cursos têm horário fixo?

Não, você pode acessar seu curso no seu tempo disponível. Os cursos ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando seu acesso. Você é quem determina o ritmo de estudo

Eu preciso fazer o curso exclusivamente em casa?

Não! Você pode estudar os nossos cursos em qualquer lugar, bastando apenas ter acesso a um computador com acesso a internet.

Qual a escolaridade ou idade mínima necessária para fazer um curso?

Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar dos cursos. Os cursos podem ser estudados por pessoas de qualquer idade.

Meu único horário disponível é de madrugada e/ou nos fins de semana. Posso estudar no portal PrimeCursos.com.br nesses horários?

Sim. Você pode acessar no seu horário disponível. Com a PrimeCursos é você quem decide o horário e como vai estudar.

Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Há alguma demonstração de como funcionam os cursos?

Bom, todos os cursos são gratuitos. Então, se você tem interesse em algum curso, basta fazer seu cadastro e se matricular gratuitamente no curso desejado, sem qualquer custo para você!

Gostaria de informar erros nos cursos, como faço ?

Caso você notou algum erro no conteúdo de algum curso ou no site, Clique Aqui para entrar em contato conosco e nos avisar.

Gostaria de fazer novas sugestões de cursos, como faço?

Caso desejar fazer sugestão de novos cursos para nosso portal, Clique Aqui para entrar em contato.

Uso do sistema e Cadastro

Como faço um cadastro no site para assinar os cursos?

Para fazer um cadastro em nosso portal é muito fácil. Basta clicar no link “Faça seu Cadastro” no menu ao topo deste site e preencher todos os campos com seus dados pessoais.

Para mais informações Clique Aqui!

Já tenho meu cadastro no site, como faço para assinar um curso ?

1.    Faça o login em sua conta e clique no link “Todos os Cursos” no menu superior do site;
2.    Localize e clique sobre o curso que você deseja assinar;
3.    Após ter clicado sobre o curso, clique em “Assinar” e depois em “Confirmar Assinatura”;
4.    Pronto! Agora o curso está assinado e disponível em sua conta para estudo.
5.    Para mais informações sobre como assinar um curso Clique Aqui!

Já assinei o curso que eu quero, mas não sei como estudar. Como faço ?

1.    Faça o login em sua conta e clique no link “Meus Cursos” localizado no menu do lado esquerdo do site;
2.    Localize e clique sobre o nome do curso que você deseja estudar, para abrir a descrição do curso;
3.    Após ter aberto a descrição do curso, clique no link “Abrir Leitura do Curso” no menu ao final da página;
4.    Pronto, você poderá estudar o curso no tempo que desejar.
5.    Para mais informações sobre como estudar um curso Clique Aqui!

Estou tentando acessar minha conta, mas diz que a senha está errada. O que eu faço?

Verifique sua caixa de entrada e de lixo eletrônico, pois os dados de acesso são enviados para você assim que o cadastro é efetuado, neste e-mail você poderá conferir o login e senha que foram criados.

Se você não tem mais acesso a este e-mail, clique no link “Esqueceu sua senha” logo abaixo da área de login, para solicitar uma nova senha. Ou então clique aqui

Caso você já tenha recebido o lembrete de senha e ainda assim não está conseguindo acessar em sua conta, Clique Aqui para entrar em contato conosco e solicitar a alteração de sua senha.

Quais são as formas de contato do portal PrimeCursos.com.br ?

Nós temos atendimento via Telefone e Email. Os nossos alunos cadastrados contam ainda com Atendimento Online quando estiverem logados em nosso sistema. Para mais informações sobre nosso atendimento, por favor, acesse a página de Contato.

Como posso me certificar da idoneidade da empresa?

A PRIME CURSOS DO BRASIL é uma empresa pioneira no ramo de Educação a Distância no Brasil. Iniciamos nossas atividades em 2005, inicialmente com métodos para ensino musical. Desde então já tivemos + de 1.5 milhão de alunos em todo o mundo estudando com nossos cursos.

Somos também associados ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) na  categoria  Mantenedor. Qualquer dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento telefônico, de Segunda a Sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, no telefone (47) 3037 4150.

Impressão das Apostilas

Gostaria de fazer a impressão do conteúdo de um curso, tem como?

Sim! Caso desejar fazer a impressão de alguma apostila, você poderá solicitar uma coletânea em CD-ROM contendo todos os cursos em formato PDF prontos para impressão.

Para solicitar a coletânea, basta clicar em "Solicitar Apostilas para Impressão" logo abaixo de "Abrir Leitura do Curso" dentro da área interna do site.

Preciso pagar algo para receber a Coletânea em minha casa?

Sim, cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 para lhe enviar o CD-ROM até sua residência. Esta taxa é cobrada para cobrir os custos de mídia, gravação, envio até sua residência e é claro, manter nossos servidores, sistema, pessoal etc.

Por que a impressão dos cursos não é Gratuito, como os Cursos e Provas?

Conforme informado já acima, é com este valor que custeamos todas as despesas que temos com o site. Sem a cobrança desta taxa não teriamos condições de manter o site no ar.

Se me matricular em algum curso sou obrigado a solicitar a coletânea em CD-ROM ?

Não. Nós não bloqueamos ou restringimos o acesso de alunos que não solicitam a coletânea em CD-ROM.

O CD-ROM é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade.

Desejo solicitar a impressão das apostilas que estou estudando, como faço?

Para solicitar a coletânea em CD-ROM para impressão das apostilas, é muito simples. Basta estar matriculado em qualquer um de nossos cursos e clicar em "Solicitar Apostilas para Impressão".

Ai então você irá preencher seu cadastro para receber o CD-ROM em sua residência e escolher uma de nossas formas de pagamento disponíveis.

Para mais informações sobre como solicitar a Coletânea em CD-ROM Clique Aqui.

Como recebo o CD-ROM com as apostilas em PDF ? Qual o prazo de envio?

Assim que confirmado seu pagamento, iremos providenciar a confecção e envio do CD-ROM para o seu endereço de cadastro através dos Correios, que ocorre no prazo de até 15 dias úteis após a data da confirmação.

Se eu não quiser fazer a impressão de nenhuma curso que estou estudando agora, posso deixar para mais tarde?

Sim, não há um prazo máximo ou mínimo para solicitar a coletânea com CD-ROM com as apostilas para impressão. Os dados do aluno ficam armazenados no sistema, portanto o aluno pode solicitar, se quiser, o CD-ROM quando achar mais conveniente.

Pagamento e envio

Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser feito Boleto Bancário, Transferência entre Contas ou Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aura, entre outros) utilizando exclusivamente o sistema do Pagseguro.

Aos alunos internacionais o pagamento pode ser feito pelo PayPal. Para tal, o aluno deve entrar em contato conosco, solicitando diretamente o certificado. Assim, nós enviamos uma cobrança especial para o e-mail do aluno.

Gostaria de ter o CD-ROM com as apostilas em PDF. Como faço para pagar a taxa?

1.    Faça o login em sua conta;
2.    Ao abrir a tela “Meus Cursos”, clique sobre o curso aprovado que você deseja emitir o Certificado;
3.    Depois clique no link “Solicitar Apostilas para Impressão” no menu abaixo da página;
4.    Pronto, preencha todos os dados para entrega do CD-ROM e escolha a forma de pagamento que desejar.
5.    Para mais informações sobre como Solicitar a Coletânea em CD-ROM, acesse o conteúdo da página interna do curso.

É possível parcelar o pagamento?

O parcelamento está disponível apenas para pagamento via Cartão de Crédito. É possível parcelar em 6 vezes ou mais (dependendo do cartão utilizado) com uma pequena taxa de juros da administradora do cartão (1,99% a.m.)

Para parcelar o pagamento, basta escolher a opção Cartão de Crédito na página da escolha da forma de pagamento.

Até quando preciso efetuar o pagamento do CD-ROM?

Você pode pagar quando desejar, porém o CD-ROM será enviado apenas após a confirmação de seu pagamento.

Após o pagamento, qual o prazo para receber o CD-ROM ?

1.    Para pagamentos via Cartão de Crédito, a liberação do CD-ROM costuma ser imediata após a transação ser finalizada, mas pode levar até 2 dias, dependendo da Operadora do cartão.
2.    Para pagamentos via Boleto Bancário, o prazo de liberação é de 1 a 3 dias.
3.    Pagamentos por Depósito Bancário ou Transferência, dependem de que o aluno nos envie o comprovante de pagamento para que este seja liberado, com prazo de liberação em até 3 dias.

Fiz o pagamento das taxas, como faço para enviar o comprovante?

1.    Se você efetuou o pagamento por depósito bancário, será necessário que nos envie uma cópia do comprovante para o e-mail financeiro@primecursos.com.br para que possamos identificar seu pagamento, caso contrário ele não será confirmado.
2.    Se o pagamento foi por boleto bancário, a confirmação ocorre automaticamente de 1 até 3 dias úteis. Porém, caso já tenha passado este prazo, entre em contato conosco também por este e-mail financeiro@primecursos.com.br enviando uma cópia do comprovante de pagamento do boleto, assim poderemos verificar o motivo de não ter sido confirmado.
3.    Caso já tenha enviado o comprovante, favor aguardar o prazo de até 24 horas úteis para a confirmação. Você será informado por e-mail assim que confirmado.
4.    Se o pagamento foi por cartão de crédito, será necessário aguardar a aprovação por sua operadora. Esse processo é automático e você será informado por e-mail assim que o pagamento for confirmado.

Já fiz o pagamento das taxas, porém ainda não recebi meu CD-ROM com as Apostilas, por que?

Se você já efetuou o pagamento, porém ainda não foi confirmado, veja as instruções sobre como proceder clicando aqui.

Assim que seu pagamento é confirmado, temos um prazo de até 15 dias úteis após a confirmação para entregar seu CD-ROM.

Você pode acompanhar o processo de entrega de seu CD-ROM, diretamente em seu painel de aluno. Para isso, basta clicar em “Meus Pedidos” no menu à esquerda do site e verificar qual a situação do mesmo.

Recebi a informação dos Correios que meu Pedido retornou para vocês. Como faço para que seja reenviado?

Caso seu pedido tenha sido devolvido pelos Correios, Clique aqui para entrar em contato conosco imediatamente para verificar o que pode ter ocorrido. Os casos mais comuns de devolução são:

•    Problemas com os dados informados para a entrega, ou seja, endereço informado incorretamente;
•    Destinatário ausente. É OBRIGATÓRIO ter alguém no local para assinar e receber o Certificado, afinal você está recebendo um documento oficial, não há como o Correio entregar o objeto sem uma assinatura.

Por isso, esteja certo que os dados informados para a entrega do CD-ROM estão corretos e que terá alguém para receber os Correios, pois se o CD-ROM retornar para nós devido aos motivos citados acima será cobrado uma taxa no valor de R$ 9,90 referente os custos dos Correios para fazermos o reenvio.

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em <http://faq.edunet.sp.gov.br/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1013&intClass=33&intAgrup=33>.

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, A Prime Cursos do Brasil age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Os cursos são inclusive divulgados no site da ABED (www.abed.org.br). O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

Ainda há dúvidas?

Entre em Contato

Áreas de Cursos